quarta-feira, 14 de março de 2012

TAC assegura funcionamento do Samu em Rio Tinto, Marcação e Baía da Traição

Para assegurar a implantação e o funcionamento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência (Samu), os municípios de Rio Tinto, Marcação e Baía da Traição, representados, respectivamente, pelos prefeitos Magna Celly Fernandes, Adriano de Oliveira Barreto e José Alberto Dias, firmaram um termo de ajustamento de conduta com o Ministério Público da Paraíba, nesta segunda-feira (12), para a contratação de profissionais para atuar na base descentralizada do Samu de Rio Tinto, que abrange a região. O termo foi assinado pelos promotores José Raldeck e Adriana Amorim.
A promotora Adriana Amorim, que coordena o Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Saúde, a base de Rio Tinto era uma das últimas que, por apresentar pendências junto ao Ministério da Saúde, ainda não havia inaugurado os serviços e corria o risco de devolver a ambulância, em prejuízo de pacientes que viessem a necessitar desse tipo de transporte naquelas localidades.

Segundo o promotor José Raldeck, da comarca de Rio Tinto, diante desta data limite para o pleno funcionamento do serviço da base descentralizada, imposta pela Coordenação Geral de Urgência e Emergência, cada município irá contratar, pelo período improrrogável de seis meses, dois condutores de veículos de emergência e dois técnicos de enfermagem. Ele informou ainda que esta equipe técnica assistencial será imediatamente submetida a curso obrigatório para capacitação. A equipe deve atuar no serviço dentro do prazo estabelecido até a realização do concurso público.

O termo estabelece que, no prazo de 120 dias, os municípios deverão publicar edital de concurso público para provimento dos cargos vinculados ao Samu, devendo, neste tempo, concluir todo o processo do concurso, com a homologação, nomeação e posse dos candidatos aprovados. O descumprimento do TAC implicará no pagamento de multa diária no valor de R$ 2 mil.

“A medida foi de extrema importância para todo o processo de regionalização do Samu, e notadamente para os cidadãos dos municípios envolvidos, uma vez que a partir do momento em que efetivamente entrar em funcionamento, importará, dentre outros benefícios, numa ampliação do acesso e do acolhimento das pessoas em situação de urgência e emergência”, afirmou Adriana Amorim.

Samu

Conforme informações do Ministério da Saúde, o Samu ajuda a organizar o atendimento na rede pública, prestando à população atendimento de urgência e emergência em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas, contando com profissionais e veículos de salvamento.

MPPB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares

Mural de Recados!