quinta-feira, 24 de maio de 2012

Jogos Indígenas 2012 começam nesta quinta-feira em Baía da Traição

O segmento indígena estará em festa a partir desta quinta-feira (24). A solenidade de abertura dos Jogos Indígenas 2012 acontece a partir das 8h30, na Aldeia Forte, no município de Baía da Traição, marcando também o primeiro dia de competição do evento, realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel).

Os jogos, que terão a duração de quatro dias, devem reunir mais de 300 índios de 23 tribos das cidades de Rio Tinto, Marcação e Baía da Traição, e serão disputados nas modalidades de canoagem, maratona, corrida da tora, futebol de campo, cabo de guerra, futsal, arco e flecha e arremesso de lança. Na cerimônia de abertura, haverá a apresentação de rituais indígenas potiguaras, além do desfile das tribos participantes.

Para o secretário da Sejel, José Marco, a realização dos Jogos Indígenas é a concretização de mais uma meta, já que o esporte no Estado está envolvendo a sociedade indígena. “Mais uma meta será alcançada porque a sociedade indígena também merece estar inclusa no mundo esportivo. O Governo do Estado, que já vem realizando os Jogos Escolares em toda a Paraíba, agora fará a festa para os índios da Paraíba”, disse José Marco.

O cacique Sandro Gomes, da aldeia Jaraguá, que colaborou com a Sejel na organização técnica do evento, destacou que os índios também têm o esporte como uma referência para a inclusão social. “São inúmeros os benefícios que o esporte leva à sociedade, mas um dos fatores mais importantes é a inclusão social. Os índios potiguaras já reconhecem o interesse do governo para a melhoria do esporte no Estado”, disse o cacique.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares

Mural de Recados!