terça-feira, 22 de maio de 2012

Rio Tinto realiza I Caminhada de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

A Prefeitura Municipal de Rio Tinto, juntamente com a secretaria Municipal do Trabalho e Ação Social, através do Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS) e demais programas sociais (PETI, PROJOVEM, CRAS) e escolas, realizou no dia 17 de maio, as 08h da manhã a I Caminhada de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

A caminhada teve o propósito de mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes.

A Secretaria de Ação Social convocou – pais de Família, Escola, Sociedade Civil, Governos, Instituições de Atendimento, Igrejas, Universidade Federal, e Mídia em geral – para assumirem o compromisso no enfrentamento da violência sexual, promovendo e se responsabilizando para com o desenvolvimento da sexualidade de crianças e adolescentes de forma digna, saudável e protegida.


“Vale ressaltar que todo o mês de maio se é trabalhado a temática no município, com debates nas escolas, fóruns, seminários, exibição de filmes nos programas sociais, panfletagem, campanha nas rádios, e redes sociais, bem como essa caminhada em alusão ao dia 18 de maio, o dia nacional de luta contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes”, disse Celestino Neto, um dos coordenadores do CREAS de Rio Tinto.

A caminhada teve início no PETI da Rua da Aurora (programa de erradicação ao trabalho infantil), percorrendo as principais ruas da cidade com faixas e cartazes com mensagens destacando o tema “Abuso e Exploração Sexual”, encerrando na Praça central João Pessoa com apresentações educativas realizadas pelas crianças dos programas sociais.

POR QUE 18 DE MAIO?

Nesse dia, em 1973, uma menina capixaba de Vitória/ ES, foi seqüestrada, espancada, estuprada, drogada e assassinada numa orgia imensurável. Seu corpo apareceu seis dias depois, desfigurado por ácido. Os agressores jamais foram punidos. O movimento em defesa dos direitos de crianças e adolescentes, após uma forte mobilização, conquistou a aprovação da Lei Federal 9.970/2000 que instituiu o “18 de maio” com o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Contra Criança e Adolescente, com o objetivo de mobilizar a sociedade brasileira e convocá-la para o engajamento pelos direitos de crianças e adolescentes e na luta pelo fim da violência Sexual.

Se você tiver suspeita ou conhecimento de alguma criança ou adolescente que esteja sofrendo violência DEVE DENUNCIAR.

COMO DENUNCIAR?

·         Conselho Tutelar;
·         Delegacias Especializadas ou comuns;
·         Disque denúncias Federal - DISQUE 100;
·         Polícia Militar;
·         Polícia Federal;
·         Polícia Rodoviária Federal;
·         Escolas com os professores, orientadores e diretores;
·         Em caso de emergência, disque 190

 VOCÊ PODE AGIR. FAÇA BONITO: PROTEJA NOSSAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES!

Abrace a causa! ESQUECER É PERMITIR, LEMBRAR É COMBATER.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares

Mural de Recados!